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Arquitetos: Ábalos + Sentkiewicz arquitectos
- Área: 65160 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Juan Carlos Esteban, José Hevia, Jesús Rocandio, Maria Cruz Gutiérrez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Estação Intermodal de Logronho é o resultado de um concurso internacional. A proposta do AS+ procurou aproveitar o subterrâneo do trem ao passar pela cidade para costurar um tecido urbano espacialmente segregado, propondo uma leitura da cidade e seu suporte natural como exemplo de planejamento urbano sustentável e circularidade, para além do programa de uma estação intermodal.
O primeiro requisito de nossa proposta era criar um grande espaço público que desequilibrasse a centralidade histórica e criasse um novo pólo de atração no sul da cidade. A ideia de que, ao invés de simplesmente construir um objeto arquitetônico em resposta a uma necessidade infra-estrutural, os esforços deveriam se concentrar na eliminação de barreiras e na geração de um espaço público natural, mudou o caráter de toda a área urbana. A substituição de uma barreira física e, portanto, social por um parque que reúne dois lados anteriormente separados gerou grande novidade e atratividade para a vida na região e impulsionou o equilíbrio social entre norte e sul, bem como um importante empreendimento imobiliário ao seu redor.
O projeto começou quando descobriu-se que Logronho possui um grande sistema de irrigação subterrânea a partir do Ebro. Isto levou à ideia de criar um grande espaço verde para os cidadãos. A cobertura verde criada sobre a infra-estrutura serve como isolamento térmico das estações, o que permite não apenas uma grande economia em termos de manutenção desses espaços, mas também um equilíbrio higrotérmico contra as mudanças climáticas. O parque, por sua vez, integra sistemas de drenagem que coletam a chuva e o excesso de água de irrigação para 100% de reutilização. Isto, juntamente com os diferentes canais subterrâneos existentes na cidade, se traduz em uma grande superfície de purificação do ar e um notável aumento da biodiversidade, o que devolve uma condição natural ao ambiente urbano.
Enquanto o projeto da Estação de Trem se concentra na transição do acesso às plataformas, a Estação de Ônibus, com sua forma típica de ferradura, enfatiza o contato com o parque na sala de espera por meio de uma escada que busca luz e polariza todo o espaço. As estações de trem e de ônibus estão conectadas sob uma grande cúpula urbana de 60 metros de vão, um recurso que dá continuidade ao parque superior sem interromper a estrada que liga as estações com o centro de Logronho e com a saída para as estradas periféricas. O resultado é um espaço de escala monumental que celebra a conectividade urbana e territorial e dá identidade ao novo crescimento urbano.
O conjunto foi certificado em 2022 com o padrão internacional de sustentabilidade BREEAM Espanha - Urbanismo, tornando-o o segundo projeto a obter o reconhecimento deste selo de qualidade ambiental na Espanha. O parque tem sido utilizado sistematicamente por vários artistas internacionais para instalações de arte efêmeras.